quinta-feira, 5 de junho de 2008

Compaixão


Sim.
Meu blog fala de amor.
O amor que está em todos os lugares,as pessoas cantam o amor,vivem,dizem estar apaixonadas...enfim,amor.
E o amor ao próximo?
Eu sei que parece meio démodé,que todas as igrejas falam disso e que ninguém agüenta mais.
Então porque ninguém pratica?
Está faltando nas pessoas uma coisinha chamada compaixão.
Definição:
A muito tempo atrás minha mãe me disse que compaixão era a gente se colocar no lugar do outro. Bom,também é.
Para ser mais formal: Compaixão (do latim compassione) pode ser descrito como uma compreensão do estado emocional de outrem; não deve ser confundida com empatia. A compaixão freqüentemente combina-se a vontade de aliviar ou minorar o sofrimento de outra pessoa, bem como demonstrar especial gentileza com aqueles que sofrem. A compaixão pode levar alguém a sentir empatia por outra pessoa. A compaixão é freqüentemente caracterizada através de ações, na qual uma pessoa agindo com espírito de compaixão busca ajudar aqueles pelos quais se compadece.
Ficou fácil.
Porque ninguem pratica?
Alguns exemplos:
1.Há dois dias eu cai no meio da pista,a parada de onibus estava lotada,ninguem veio me ajudar a levantar. PQP,que raiva quando eu lembro.
2.A minha amiga estava no trabalho passando mal,ligou pra irmã e pediu pra ela ir buscar ela de carro,a irmã dela não foi porque estava no computador baixando os videos do youtube.
3.Hoje eu estava voltando pra casa dentro da topic e vi um cara,talvez ele estivesse bebado,estava fazendo uma fogueira e assando um peixe (ou o que parecia ser um peixe),todo mundo olhava como se ele fosse uma atração de circo,o cara pediu um real que ninguém deu porque disseram que ele ia beber! CARALHO!! O cara estava no meio da rua assando um monte de espinhos pra comer,o que tinha se ele fosse beber? Eu tambem beberia. Eu beberia e fumaria se alguem me desse um real, pra esquecer um pouco que eu estava na rua,com frio comendo peixe com areia.
4.Ontem eu estava ardendo em febre e pedi pra minha tia descer pra comprar um tylenol pra mim,na farmacia embaixo da gente! Ela falou: eu não,vai lá!
5. Meu ex namorado me ligou puto,disse o que queria e o que não queria também. Eu escutei tudo,se ele se sente melhor assim,não posso dizer a mesma coisa. Mas como diz o velho ditado,quem diz o que quer escuta o que não quer. E se passa também.
E ainda se expõe ao risco de me deixa fula da vida e me fazer postar isso no blog.
6.Teve uma menina que pisou no meu pé de salto e não pediu desculpas. Me desculpe senhor,me perdoe por ter empurrado ela!
Hoje eu to com o diabo mesmo.

São pequenas e grandes coisas.
Alguem aqui fez catecismo,se batizou,teve familia?
Responda algumas questões?
Voce gosta de ser enganado?
Gosta que riam de voce?
Que esqueçam do seu aniversário?

Falo das pequenas coisas mesmo,desde lembrar de encher o copo de alguem que come com voce na mesa,a dar bom dia,de pedir licença,de se importar com os sentimentos dos outros,de tirar as roupas velhas que voce não usa,de doar sangue!
Se voce se policiar um pouquinho pra não jogar lixo na rua tambem ajuda!

Voce sabia que o HEMOCE está passando por uma crise muito séria,que tem gente morrendo porque NÃO tem sangue pra transfusão?
Porque voce não pode sair de casa a cada seis meses pra passar 30 minutos lá e ajudar alguem!! Porque voce tem medo de agulha!!!!!

Eu tambem tenho porra!!!!
A cada seis meses eu entro naquela droga de sala suando frio,com medo daquela agulha,mas quando eu saio de lá eu sei que alguem vai estar bem porque eu deixei de ser egoista por meia hora,porque eu tirei um tempo da minha hora de almoço pra dar um tantinho de sangue que não vai me fazer falta.
Eu to gritando,é?
Tá bom,desculpa.
Vou tentar novamente:
Gente,por favor vamos doar sangue,tem muita gente precisando,um dia pode ser você. (frase de enfermeira,com aquela vozinha doce e aquele quepe idiota na cabeça)


Proponho um acordo,toda vez que olharmos alguma situação,antes de julgar ou agir vamos nos colocar no lugar da outra pessoa,um minuto só.
Eu sei que não é facil,mas se voce conseguir fazer isso duas vezes por dia muita coisa vai mudar.
Não dá pra fazer tudo,mas dá pra fazer sua parte.

Eu tento. Me dá a mão?

Um comentário:

  1. Quando aceitamos o desafio,percebemos que ele já havia começado... eu aceito!

    ResponderExcluir

Carpe Diem,Tempus fugit.